Elaboração do Planejamento Estratégico

* Objetivos do Curso

§         Fazer uma reflexão quanto a importância da estratégia nos dias atuais;

§         Apresentar conceitos atuais de estratégia empresarial capacitando os executivos na elaboração das mesmas;

§         Fornecer subsídios para que os participantes façam uma avaliação, em sala de aula, de como andam as práticas estratégicas em sua empresa;

§         Auxiliar os executivos no desenvolvimento de um processo sistemático para a formulação e implementação das estratégias.

* Resultados Esperados

§         Melhoria nos desempenhos global e operacional da organização, através da "construção" de um futuro consistente e congruente com as necessidades e desejos do(s) dono(s)/acionistas;

§         Participantes conscientes e capacitados na formulação e implementação de estratégias que contemplem um planejamento sólido congruente com os propósitos da organização.

* Programa

§         Razões para se preocupar com a estratégia da empresa;

§         Conceituação geral da estratégia;

§         Planejamento Estratégico e Administração Estratégica;

§         Cultura e estratégia: Missão, Visão, Valores, Políticas, Filosofias e Princípios Organizacionais;

§         A força motriz;

§         Avaliações estratégicas: clientes, concorrentes, turbulência, agressividade, atratividade, capacidade de gestão, vulnerabilidade, ameaças e oportunidades;

§         A estruturação estratégica (desenho da organização);

§         Estratégias de segmentação (produtos, mercados, preços, valor, etc.);

§         Método para a formulação e implementação das estratégias empresariais
- O entendimento da estratégia atual e a análise da posição competitiva (cenário atual);
- Construção e consolidação da estratégia futura (cenário futuro);

§         Estabelecimento dos objetivos e metas e o seu desdobramento em todos os níveis (plano de ações);

§         Estratégias para riscos e surpresas;

§         Elaboração "simulada" da estratégia pelos participantes;

§         Cuidados e dificuldades na implementação de estratégias.

* Recomendação

§         Donos/acionistas, vice-presidentes, diretores, gerentes, gestores e pessoas-chave da Organização.

* Duração

§         16 horas.